] Bairros de Maceió :: Tudo sobre os bairros de Maceió

João Teixeira de Vasconcelos - (12/03/1948 - 11/05/1950)

História

Alagoano, de Viçosa, nasceu a 24 de junho de 1899 e faleceu a 07 de outubro de 1979, no Rio de Janeiro. Formou-se em medicina pela faculdade nacional de medicina da Universidade do Brasil, na antiga capital da república, em 1920.

João Teixeira de Vasconcelos foi chefe do posto sanitário de Viçosa, do serviço Nacional de medicina da universidade do Brasil, na antiga capital da república, em 1920.

João teixeira de vasconcelos foi chefe do posto sanitário de Viçosa, do serviço nacional saneamento e profilaxia Rural; chefe da comissão sanitária federal no estado de Alagoas;fundador e diretor do instituto de radiologia Alagoana, que introduziu o Raio-X no estado, nos fins da década de 20; presidente da sociedade de medicina de Alagoas, em 1930; Deputado estadual na década de 1930 e suplente de deputado estadual após a constitucionalização do país, em 1945; Inspetor Federal do ensino secundário em Alagoas e superintendente de Perícias médicas no antigo IAPI, atual INPS. Foi médico militante durante toda a sua vida.

Exerceu a medicina filantrópica em várias instituições beneficientes, como a casa dos pobres, Sanatório dos tuberculosos, Asilo bom pastor, escola doméstica e outras, sem qualquer remuneração.

Prefeitos de Maceió no período de 31 de março de 1947 a 19 de maio de 1950 (conforme depoimento de Êmer de Melo Vasconcelos), deixou entre outras as seguintes realizações: estudos para a elaboração do 1º plano de urbanização de Maceió; abertura da estrada do Trapiche ao pontal da Barra, ligando os dois bairros; Escola pública do pontal da Barra; Mercado do jacutinga, no Farol, depois transformado em escola pública; marco em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, erigido no local de seu nascimento, em Ipioca; prolongamento da Avenida Duque de Caxias e abertura da Rua Barão de Anadia para ligação com o centro, resultantes do aterramento e desvio da antiga foz do rio Salgadinho, além de outras obras de melhoramento urbanístico, como pontes, praças, calçamento de ruas etc.

 


Continue navegando...

Anterior

Reinaldo Carlos de Carvalho Gama

17/11/1945 - 11/03/1948

Ver História

Próximo

Luiz Campos Teixeira

24/05/1950 - 31/01/1951

Ver História

Bairros de Maceíó © 2002-2017

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top