] Bairros de Maceió :: Tudo sobre os bairros de Maceió

Reinaldo Carlos de Carvalho Gama - (17/11/1945 - 11/03/1948)

História

Reinaldo Carlos de Carvalho Gama nasceu em Maceió, a 15 de janeiro de 1906, sendo filho do desembargador Heutíquio Carlos de Carvalho Gama e dona Francisca Santa Cruz de Menezes Gama. Era médico, formado em 1927 pela faculdade de medicina do Rio de Janeiro. Foi diretor de saúde pública no governo Osman Loureiro e professor de medicina da Universidade Federal de Alagoas.

Jornalista e escritor, membro da academia alagoana de letras e do instituto histórico de alagoas, escreveu vários livros para a coleção amarela, dentre eles "Os mortos Governos Vivos". No tempo de universidade, escreveu "Vida de cabaré" , editado no Rio de Janeiro, livro muito polêmico para a sociedade da época.

Foi prefeito de Maceió na interventoria de Edgar de Góes Monteiro, realizando várias obras no setor urbanístico, como o calçamento da rua Epaminondas Gracindo, em Pajuçara (do antigo Banco do Brasil até a ptraça do Rex), um trecho da Av. Siqueira Campos e outro em Bebedouro, alinhamento de várias ruas e recuperação das praças Deodoro e Sinimbu.

Deixando a prefeitura, foi suplente de Senador de Pedro Aurélio de Góes Monteiro e deuputado
estadual por duas legislaturas. Faliceu a 17 de outubro de 1967.

 



Continue navegando...

Anterior

Antonio Mário Mafra

06/04/1945 - 16/11/1945

Ver História

Próximo

João Teixeira de Vasconcelos

12/03/1948 - 11/05/1950

Ver História

Bairros de Maceíó © 2002-2017

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top