Petrópolis

Informações

Área: 4,71 Km²

População fonte IBGE: 23.675 hab. Censo 2010

Quantidade de logradouros: 267

Região Administrativa: 4

Crédito fotos: José Ademir

Mapa do bairro para download: Clique aqui

História

O Bairro de Petropolis foi criado através lei municipal 4952 em 06 de janeiro de 2000. Altera a lei Nº 4.687/98, que dispõe sobre o perímetro urbano de Maceió, a divisão do município em regiões administrativas e inclui o abairramento da zona urbana e da outras providencias.

Aranldo Fontan - Prefeito em exercício  (Publicado no Diario Oficial do Municipio em 07/01/2000

Bairro de Petrópolis, sua principal via de acesso é a avenida Durval de Góes Monteiro (extensão da rodovia BR-104). Está localizado o Makro, maior estabelecimento atacadista do Estado. Foram construídos vários conjuntos habitacionais no bairro, que é um dos principais pontos de ligação entre a avenida Durval de Góes Monteiro e os bairros de Chã da Jaqueira e Chã de Bebedouro.

Limite oficial do bairro Petrópolis 
Legenda: Linha vermelha limite do bairro, linha branca limite dos bairros perifericos

Parque Municipal, opção de lazer e educação ambiental

Fonte:  Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Maceió)  
Crédito das fotos: Yvette Moura, Francisco Medeiros e José Ademir 
   

Preservar os ecossistemas existentes, promover atividades esportivas e o lazer, incentivar a pesquisa científica, além de promover a educação ambiental são os objetivos do Parque Municipal de Maceió, que é um lugar com muito verde, propício para caminhadas, contemplação da natureza, além de relaxamento e meditação.

O Parque Municipal é uma reserva de Mata Atlântica, situado na parte oeste da cidade, no bairro de Petropolis, com uma área total de 82 hectares e administrado pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

Dentro do Parque são oferecidos diversos serviços para os visitantes como a distribuição de mudas de espécies da Mata Atlântica à comunidade, trilhas ecológicas, educação ambiental, com palestras e aulas práticas, além de monitores treinados para guiar pequenos grupos pelas trilhas. No parque existem diversas espécies de vegetação típica da Mata Atlântica como embiriba, sucupira, pau-ferro, embaúba, ingazeiro e pau-brasil. Também existem mamíferos como o bicho-preguiça, sagüi, cassaco, cotia, tamanduá, tatu, além de aves como galinha d água, xexéu, sabiá-da-mata, coruja, bacurau, fura-barreira e répteis: jacaré, jibóia, camaleão e teju.

Na entrada principal do parque existe um centro administrativo, uma casa de vegetação, onde são produzidas mudas de espécies da Mata Atlântica, um posto da Guarda Civil Municipal e um espaço onde são desenvolvidas atividades educativas e de lazer com a comunidade.

Os funcionários do Par-que Municipal de Maceió já participam de um curso de Noções Básicas em Educação Ambiental e Humanização no Atendimento que teve como objetivo principal reciclar e despertar neles a importância da preservação dos recursos naturais, humanizar o atendimento aos visitantes do Parque Municipal e formar agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no próprio curso.

O parque funciona de terça a domingo das 7h às 17h e fica situado no bairro de Petrópolis.

 

Galegia de fotos do Parque Municipal click AQUI

 

Regras de como se comportar nas trilhas


NUNCA vá desacompanhado às trilhas 
As trilhas devem ser feitas sempre com um guia do local, e de preferência, em pequenos grupos. Assim, em emergências, você terá ajuda!

USE roupas adequadas para as trilhas!
Camisas de manga comprida, calças, tênis / bota são os mais indicados para proteção contra arranhões e pequenos animais. 

NÃO use produtos com cheiros fortes! 
Repelentes e perfume com cheiros diferentes podem estressar os animais. Lembre-se que o olfato dele é bem mais aguçado que o nosso.  

NÃO jogue lixo nas trilhas!
Lixo deve ser jogado no lixo. Se levar lanches com embalagens descartáveis, leve uma sacolinha para colocar seu lixo e recolher algum encontrado  nas trilhas! 

HIDRATE-SE e PROTEJA-SE do sol e do calor!
Manter-se hidratado e protegido dos raios solares é fundamental. Leve sempre uma garrafa com água e use protetor solar!

NUNCA fume e mexa com fogo em árvores verdes! 
Além de fazer mal a sua saúde e a saúde das pessoas ao redor, cigarros podem causar sérios incêndios em árvores verdes, prejudicando a fauna, a flora e as pessoas em torno da área! NUNCA faça isso!   

NÃO saia da trilha! 
As trilhas são feitas para melhorar o acesso aos diferentes cenários dos locais. Ao sair da trilha, você corre o risco de se perder, se sofrer acidentes e se deparar com situações de risco.  

NÃO perturbe os animais nem machuque as plantas! 
Lembre-se que você é um visitante!  Os animais e as plantas vivem no local! As plantas demoram a crescer.   

 

Makro Atacadista 

Presente em 23 estados no Brasil e no Distrito Federal (DF), com um total de 70 lojas, o Makro Atacadista oferece mais de 12 mil itens e firma-se como a melhor opção de abastecimento para clientes profissionais de todo o país. 
O Makro opera em um sistema de distribuição auto serviço, com lojas amplas e estrategicamente localizadas, aonde os clientes profissionais podem suprir todas as necessidades dos seus negócios em uma única parada. 
As lojas contam com um sistema de Televendas, pelo qual os clientes podem efetuar cotações de preços e finalizar a compra antes mesmo de sair do seu negócio. Além disso, boa parte das lojas já contam com serviço de entrega para clientes transformadores de alimentos. 
Adicionalmente, o Makro faz contratos corporativos para abastecer empresas que possuam operação em todo território nacional. 
Sua presença nacional e sólida rede de parceiros, composta por cerca de 2 mil fornecedores, credencia o Makro à oferecer um sortimento completo, com preços baixos sempre.

História 
O Makro Atacadista é parte do Grupo Holandês SHV (Steenkolen Handeis Vereeniging) fundado em 1896. Foi fundado em 1968 na Holanda e suas atividades iniciaram-se no Brasil em 1972 com a primeira loja na cidade de São Paulo.

Nos primeiros anos de atividade, o Makro cresceu em um ritmo lento, inaugurando lojas nos principais pólos econômicos do país, concentrando suas atividades na região Sudeste.
A partir do começo dos anos 90, a rede passou a investir pesadamente na inauguração de lojas em todo o Brasil, alinhado com o crescimento das demais regiões, principalmente nas regiões Sul e Nordeste.

Atualmente, conta com lojas instaladas em quase todas as capitais do país e é uma das maiores empresas que operam no sistema auto-serviço com vendas exclusivamente a clientes cadastrados.

Fonte: site do Makro http://www.makro.com.br 


PETRÓPOLIS

Este bairro tem um coração verde,
pulsante, onde contemplar a natureza,
sendo um ponto de relaxamento e meditação.
Charmoso Parque Municipal.
                                 
No parque, habitam várias espécies de vegetação,
da nossa Mata Atlântica
(embiriba,sucupira,pau-ferro,embaúba,ingazeira
e pau-brasil). Um santuário.
                                 
Existem vários mamíferos
(bicho-preguiça,sagui,cassaco, cotia,tamanduá,
e tatu). Aves e répteis.
                                 
É um bairro que vive em comunhão
com a natureza.
Uma joia verde de Maceió.
                         
Ari Lins Pedrosa                                 

 

Bairros de Maceíó © 2002-2017

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top