Notícia

Por, Bairros de Maceió - 14/01/2010

B. BENTES - Implantada manta de impermeabilização do Aterro Sanitário

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) conclui esta semana a implantação da manta de impermeabilização no Aterro Sanitário, que está sendo construído próximo ao Complexo Benedito Bentes. Com isso, evita-se a contaminação do solo, subsolo e lençol freático, que poderia acontecer por causa do chorume no local.

O assessor técnico da Slum, Álder Flores, explicou que a manta está sendo colocada dentro da célula, tanto no leito como nas partes laterais. “Para que tenhamos mais segurança também estamos implantando uma proteção de macadame. O objetivo é dotar o aterro da mais rígida segurança”, explicou Flores.

Paralelamente, também estão sendo concluídos os testes eletrostáticos (resistência) e construídas a células sanitárias referentes aos resíduos hospitalares, animais mortos e poda, assim como a Estação de Tratamento de Efluentes.

No final de dezembro, representantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos fizeram uma visita técnica ao local está sendo instalado o Centro de Tratamento de Resíduos de Maceió – nome técnico do novo aterro sanitário.

APRESENTAÇÃO

Uma apresentação geral do projeto foi realizada na área da primeira célula, que deverá entrar em funcionamento em março de 2010. As autoridades do setor conheceram detalhes técnicos sobre a operacionalidade do aterro, demonstrando o que acontecerá desde a chegada dos resíduos ao local (sendo separados por lixo domiciliar, industrial, hospitalar e da construção civil) até o seu destino final. De acordo com a Slum, as obras seguem o cronograma.

Fonte: SECOM Maceió

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top