Notícia

Por, Bairros de Maceió - 29/06/2010

B. BENTES - Inaugurado o Conjunto Cidade Sorriso II

A terça-feira foi de festa para mais de 700 famílias que moravam em áreas de risco de Maceió. Elas deixaram pra trás barracos de lona e casas em encostas para morar no Conjunto Habitacional Cidade Sorriso II, inaugurado pelo prefeito Cícero Almeida e pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes.

O novo conjunto popular foi construído no bairro Benedito Bentes e possui, no total, 728 residências nessa primeira etapa do projeto. Segundo o secretário de Habitação de Maceió, Nilton Pereira, estão previstas outras 316 casas para a segunda etapa de obras, que já se encontra em andamento.

O investimento foi da ordem de 16 milhões de reais, sendo R$ 14 milhões do governo federal e R$ 2 milhões de contrapartida da Prefeitura de Maceió. “A maioria das pessoas contempladas com a entrega das casas morava em áreas de risco da cidade. Mas agora elas têm um lugar digno para morar, com toda a estrutura necessária para uma vida decente”, destacou o prefeito Cícero Almeida, que, antes de seguir para a inauguração, tomou um café da manhã com o ministro e secretários no Mercado Público de Jaraguá.

Ainda segundo Cícero Almeida, o conjunto popular já nasce numa área valorizada do complexo Benedito Bentes. “Perto daqui já está sendo construída a Eco Via Norte, que vai ligar o bairro à rodovia AL 101 Norte, no trecho de Guaxuma”, disse.

O prefeito também lembrou que há outras obras na área de habitação sendo tocadas em Maceió, como o conjunto que vai abrigar as famílias que hoje ainda ocupam a favela de Jaraguá. “E como forma de gratidão ao ministro das Cidades, que é um parceiro de Maceió nesses projetos, foi sugerido aos vereadores que nomeiem o novo conjunto de Márcio Fortes de Almeida”, adiantou o prefeito.

Já o ministro, disse que o que vem sendo construído na capital não são conjuntos populares, mas sim novos bairros inteiros. “São locais dotados de toda a estrutura necessária para as pessoas. Não se trata apenas de casas, mas de escolas e postos de saúde que também são construídos em meio às residências”, observou Márcio Fortes.

O ministro das Cidades também destacou o fato de os novos moradores serem os verdadeiros donos das residências – diferentemente dos locais onde antes muitos deles moravam, como terrenos invadidos ou áreas de propriedade da União. “Todas essas casas aqui têm regularização fundiária. Isso significa que as pessoas agora podem dizer que têm a chave de suas próprias residências”, completou Márcio Fortes.

SONHOS REALIZADOS

A felicidade estava estampada no rosto de cada uma das famílias beneficiadas com a entrega das novas casas. Um dos contemplados foi Daniel Vicente, que morou na Chã de Bebedouro nos últimos três anos. “Essa casa é um sonho pra mim. Não tem nada melhor do que erguer as minhas chaves agora e dizer: a casa é minha!”, disse.

Ele conta que morava de aluguel, e como está recebendo a casa agora, no final do mês de junho, já vai sobrar mais dinheiro para o próximo mês. “O que iria gastar de aluguel em julho eu vou comprar algumas coisinhas pra minha casa nova”, comemora.

Outra que não conseguia conter a alegria era Joelma Silva Dias, que ganhou uma casa nova no Cidade Sorriso II para morar com o filho e o marido. “Eu morava no Vergel, mas vai ser aqui que vou me sentir em casa de verdade”, revela.

Fonte: SECOM Maceió

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top