Notícia

Por, Bairros de Maceió - 21/07/2010

CENTRO - Sempla contrata estudo sobre o sistema viário

O secretário municipal de Planejamento, Márzio Delmoni, assinou a ordem de serviço do contrato n° 066/2010, referente à elaboração de estudo do sistema viário do centro de Maceió. A empresa Projetos, Obras e Serviços Ltda. (Pros) será responsável por englobar a análise das condições atuais de circulação e propostas de intervenções para o sistema viário da área central da capital alagoana.

De acordo com a arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), Gardênia Nascimento, o estudo fará parte do plano de reabilitação do Centro. “A proposta consiste em estudos que exploram as fraquezas e as potencialidades da área, apontando soluções urbanísticas e sociais”, explicou.

DIAGNÓSTICO

A proposta urbanística propõe a recuperação do espaço público, através do estabelecimento de normas específicas de uso e ocupação do solo, além da compatibilização das atividades econômicas e institucionais com a preservação do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural.

Já no âmbito social, foi concluída uma pesquisa socioeconômica realizada em todo o centro de Maceió. A empresa Exatta, responsável pela pesquisa, coletou diversas informações por meio de formulários destinados a residentes, feirantes, ambulantes, camelôs e moradores de rua. Os dados coletados encontram-se em fase final de análise.

Márzio Delmoni reforçou que os dois estudos contribuirão de forma efetiva nas ações futuras do município. “Para intervir no espaço público é necessário conhecê-lo por completo e, assim, planejá-lo de acordo com as suas reais demandas”, disse.

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top