Notícia

Por, Bairros de Maceió - 11/03/2008

JACARECICA - Saneamento de Maceió é discutido em audiência pública

O Plano de Saneamento Básico de Maceió (Componente Resíduos Sólidos) foi apresentado nesta terça-feira (11) pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). O plano antecede a construção do aterro sanitário de Maceió, que deve ficar pronto até o final do ano, com a entrega da primeira célula.

O plano foi apresentado durante audiência pública com representantes de ONGs, ambientalistas e catadores do atual Lixão de Maceió. Segundo Álder Flores, assessor-técnico da Slum, o plano traça as diretrizes para o saneamento básico da Capital, mais especificamente sobre a implantação do aterro.

“Esse plano dá uma idéia de como o aterro vai funcionar. Trata, por exemplo, sobre a coleta seletiva de lixo que será feita no local, além de regulamentar o trabalho da cooperativa de catadores”, explica. “Quando ficar pronto, o aterro vai receber o nome de Central de Tratamento de Resíduos”, revela o assessor.

Segundo o superintendente da Slum, Lauriano Omena, a realização da audiência pública reforça a transparência com que a Prefeitura de Maceió tem elaborado o Plano de Saneamento Básico. “O plano ficou disponível na internet, foi publicado um edital de convocação nos jornais e no Diário Oficial; enfim, tudo para que a população participasse do projeto”, afirma.

A Slum já está preparando o encerramento das atividades do atual lixão de Jacarecica. Nos próximos dias, será colocada em funcionamento a “célula emergencial controlada”, que vai funcionar numa área do próprio lixão, mas com uma destinação final do lixo diferente.

A audiência pública foi acompanhada pelo procurador-geral do município, Diógenes Tenório, e pelo secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Ricardo Ramalho.

Fonte: SECOM

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top