Notícia

Por, Bairros de Maceió - 08/08/2011

LEVADA - PMM libera área na Feira do Passarinho para obras do VLT

A Prefeitura de Maceió desenvolveu, neste domingo (7), uma ação em conjunto com diversos órgãos, para a área até então ocupada por comerciantes da Feira do Passarinho, ao longo da linha férrea, a fim de garantir a circulação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A operação é consequência do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi assinado entre o governo municipal, o Ministério Público Estadual e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Esta ação teve como objetivo desocupar o espaço para garantir a continuidade das obras necessárias para implantação do VLT, em Maceió. Logo nas primeiras horas da manhã do domingo, equipes das superintendências municipais de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), de Limpeza Urbana (Slum), de Transportes e Trânsito (SMTT) e de Iluminação (Sima), Guarda Municipal, polícias Federal, Rodoviária e Militar, bem como representantes do Ministério Público Estadual , iniciaram os procedimentos e a desocupação foi feita de forma pacífica.

Segundo o superintendente da SMCCU, Galvaci de Assis, toda a ação ocorreu em um clima de muita tranquilidade e segurança. “A demolição das barracas foi concluída sem nenhuma ocorrência e tudo transcorreu dentro da normalidade. Os comerciantes já estão em seu novo espaço de trabalho e a área está totalmente livre para as obras do VLT", disse Galvaci.

A antiga Ceasa, hoje Mercado Popular, na Levada, é o novo local de trabalho dos comerciantes que trabalhavam na área ao lado da linha férrea. A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) montou uma estrutura com boxes padronizados, prateleiras para as mercadorias, quatro baterias de banheiros, praça de alimentação, ponto de táxi, estacionamento e circuito interno de câmera.

Na avaliação do secretário de Abastecimento, Arnóbio Cavalcante, esta operação se constituiu em reconstrução histórica para a cidade e para os feirantes. “Esta ação é mais um passo dado para que Maceió tenha um moderno sistema de transporte como é o VLT. Já os permissionários passam a contar com um lugar de trabalho melhor, bem estruturado e que vai permitir a eles uma perspectiva de desenvolvimento como nunca tiveram” disse ele.

A Semtabes cedeu uma área ao lado do Mercado do Artesanato para que a CBTU utilize como base para as próximas ações de instalação do VLT em Maceió.

Fonte: SECOM - Maceió / Crédito da Foto: Luiz Rios

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top