Notícia

Por, Bairros de Maceió - 09/07/2014

PONTA VERDE - Alagoinhas é "demolido"

A imponente e histórica estrutura do Alagoinhas, que há décadas marca visualmente a orla de Maceió, está com os dias contados. O local foi parcialmente cercado e o maquinário já está a postos para a "demolição", que deve ser iniciada nos próximos dias e será feita de modo quase artesanal para não impactar o meio ambiente.

No local será construído o Marco Referencial, que pretende ser um importante ponto turístico alagoano. A obra é de responsabilidade do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) estiveram no local na tarde desta quarta-feira (09) para vistoriar as condições de trabalho e garantir a presença de profissionais habilitados na obra de demolição do local. Mas, a engenheira responsável pela obra não foi encontrada. As informações são de que a obra só deve ser iniciada quando forem instaladas as placas de identificação da obra.

“Se a obra já foi iniciada, o local tem que ser totalmente cercado, para que não haja riscos à sociedade. A gente vê que muitas pessoas ainda vêm aqui, e a estrutura está toda ameaçada. Temos que avaliar também a segurança dos trabalhadores da obra”, explicou o diretor geral do CAU, Norlan Dowell.

Emerson Magalhães é morador da Ponta Verde e, ao saber da demolição do Alagoinhas, foi se despedir de um dos cartões postais da cidade. “Aqui era um cartão turístico da nossa cidade, sem ele parece que vai ficar faltando um pedaço de Maceió”, enfatizou o morador.

De acordo com o secretário adjunto da Seinfra, Jamerson de Lima, o trabalho no local começou no final da semana passada e é extremamente minucioso, sem a presença de maquinário pesado, por causa das várias exigências e restrições que constam na licença ambiental, cedida no início deste ano.

“Estamos tendo todo o cuidado para preservar o estuário que existe ali, não vamos poder derrubar qualquer bloco de concreto sobre os corais, por exemplo. Por isso, o trabalho é praticamente manual e deve demorar cerca de 15 dias”, explica o secretário adjunto.

Outra exigência que consta no projeto é de que não se pode perfurar nada e nem colocar novas colunas. A empresa responsável pela execução do projeto vai ter apenas que aproveitar a estrutura existente para que se possa construir a nova plataforma, que servirá de base para o erguimento do Marco Referencial.

Segundo Jamerson de Lima, o trabalho é, acima de tudo, de recuperação estrutural. “É uma obra totalmente planejada e sustentável. Ela vai contar com energia eólica e solar, reuso da água, esgoto tratável e iluminação de LED. Tudo pensado para dar equilíbrio e sustentabilidade ao projeto”, afirmou o secretário adjunto da Seinfra.



O Marco Referencial vai contar com área para apresentações artísticas, espaço para barracas de acarajé e tapioca, local para exposições e também um espaço dedicado ao conhecimento, onde será instalado um centro de pesquisa. Ainda não há prazo para conclusão do projeto.

Fonte: NTH1

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top