Notícia

Por, Bairros de Maceió - 18/03/2013

Secretaria de Planejamento realiza mapeamento de edificações históricas

A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) está dando continuidade ao levantamento de imóveis localizados em zonas de preservação histórica em Maceió. O objetivo é fazer um mapeamento de todas as edificações históricas na cidade e assim orientar os proprietários sobre como proceder para manter as características originais de cada construção.

De acordo com Adeciane Souza, diretora de preservação do patrimônio histórico e cultural da Sempla, algumas áreas de Maceió já foram mapeadas, mas o trabalho continua nos bairros e em edificações isoladas. Ela explicou que existem as localidades consideradas zonas de preservação, a exemplo do Centro e do Jaraguá, e construções como a Igreja de Ipioca.

“Concluímos o levantamento de alguns bairros. Na região das Praças Dom Pedro II, Martírios e Deodoro, no bairro do Centro, temos cerca de 160 imóveis. Já no Jaraguá, são aproximadamente 130, nas principais ruas e no entrono”, afirmou Adeciane.

A diretora de preservação do patrimônio histórico e cultural da Sempla colocou também que os proprietários estão sendo orientados sobre intervenções que podem ser feitas nos imóveis. “Não existe essa questão de que não pode, é concedida a autorização desde que sejam respeitadas normas, que conservem as características originais das edificações”, frisou ela.

Fonte: SECOM Maceió
 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top