Notícia

Por, Bairros de Maceió - 31/05/2010

Vem ai o Plano de Mobilidade Urbana de Maceió

Uma reforma urbana através da padronização de calçadas e da expansão de ciclovias. Esses são os objetivos principais do Plano de Mobilidade Urbana de Maceió (PlanMob), que está sendo traçado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla). Nesta segunda-feira (31), o projeto foi apresentado ao prefeito Cícero Almeida. Nesta terça-feira (1º), haverá audiência pública, às 8h, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), para discutir a primeira etapa da implantação. “É muito difícil retroceder e procurar reparar os danos do passado que motivaram em tantas intervenções irregulares. No entanto, nossa meta é promover a acessibilidade, deixar o trânsito livre”, ressaltou Cícero Almeida, acrescentando, como exemplo disso, as avenidas Lagunar e Presidente Lula, que serão projetadas.

A primeira delas, a Lagunar, ligará a área do Mercado da Produção à orla lagunar até a Fernandes Lima. Já a Presidente Lula terá mais de seis quilômetros de extensão.

Para o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Márzio Delmoni, o importante é fazer com que seja resgatado o sentido de calçada, ou seja, sejam elaboradas intervenções para que sigam um padrão e não representem fragmentos.

Isso tudo consta no anteprojeto de Calçadas e Travessais, que pretende regularizar e qualificar as calçadas da cidade para, assim, melhorar os passeios e diminuir os obstáculos, sobretudo entre as pessoas com mobilidade reduzida.

O PlanMob  pretende também criar uma rede cicloviária contínua e extensiva, interligando os principais origens e destinos.

Fonte: SECOM - Maceió

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top