] Bairros de Maceió :: Um site premiado

Kátia Born Ribeiro - (01.01.1997 a 31.12.2004)

História

Kátia Born Ribeiro nasceu em 1° de janeiro de 1953, é solteira e tem um filho adotivo. Viveu até os 11 anos em Viçosa, com os avós Maria Born e João Guedes (o Joca). Com o avô comunista vivenciou suas primeiras experiências politicas. Em 1964, perseguida pelo regime militar a família veio morar em Maceió, onde Kátia concluiu seus estudos. Formada em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas, Kátia ficou em terceiro lugar em concurso público federal e passou a atender crianças pobres do Vergel do Lago. Em 1979, intensificou suas atividades politicas participando do movimento de mulheres, organizando-o em vários bairros de Maceió, além de ter sido responsável pela criação do Movimento Feminino do PMDB. Atualmente é filiada, juntamente com o ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, ao PSB. Eleita vereadora em 1982, participou ativamente de movimentos em defesa da mulher,do meio ambiente e de tantas outras causas sociais. Suas denúncias resultaram na criação da Delegacia da Mulher e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher. Integrou-se ainda ao Movimento pela Vida e travou batalha pela moralização do serviço público. Foi a primeira mulher a presidir à Câmara Municipal de Maceió e, como tal, empenhou-se na luta pelo fim dos privilégios e mordomias de altos funcionários e vereadores, além de ter sido também a primeira a denunciar os marajás da Casa. Lutou para acabar com as irregularidades no serviço público. Ao mesmo tempo, elaborou um Plano de Cargos e Salários dos Servidores da Câmara.
Em 1992 integrou-se ao projeto “MACEIÓ PARA TODOS” e deu significativa parcela de contribuição à eleição de Ronaldo Lessa à prefeitura de Maceió. Foi nomeada Secretária Municipal de Saúde, o que possibilitou desenvolver importantes atividades em defesa da população, promovendo uma mudança no perfil da saúde pública da capital. Como resultado de seu trabalho, tornou-se Coordenadora do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Saúde e a principal defensora da municipalização da saúde pública. Em novembro de 1996, elegeu-se prefeita da capital, tornando-se a primeira mulher a assumir o Executivo de Maceió.
Ao longo de 1997, seu primeiro ano de mandato, Kátia desencadeou o Projeto de revitalização de Jaraguá, complexo de obras que dará mais infraestrutura para o desenvolvimento turístico de Maceió, com o financiamento pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A gestão “FELIZ CIDADE” (slogan de sua administração) vem-se concretizando por priorizar a participação comunitária nas ações municipais. O programa de Geração de Emprego e Renda, intitulado “PROJETO CIDADÃO”, busca qualificar mão-de-obra local. Municipalista Kátia gerencia Maceió com a visão de fortalecer o papel do poder local na solução dos problemas da coletividade.

 

Continue navegando...

Anterior

Ronaldo Augusto Lessa Santos

16.03.1993 a 31.12.1996

Ver História

Próximo

José Cícero Soares de Almeida

01.01.2005 a 31.12.2012

Ver História

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top