Gruta de Lourdes

Informações

Área: 3.19 Km²

População fonte IBGE: 14.283 hab. Censo 2010

Quantidade de logradouros: 92

Região Administrativa: 3

Crédito fotos: José Ademir / gazetaweb.com

Mapa do bairro para download: Clique aqui

História

Pesquisa e Texto: Jornalista Jair Barbosa Pimentel     

A homenagem a Nossa Senhora e à matriarca da família Breda

 

Na década de 60, nada lembrava um bairro. Tudo era mata e uma pequena gruta. A família Breda, uma das mais tradicionais, chegou, construiu sua mansão e começou a lotear o imenso terreno, vendendo por preços módicos. O velho Breda quis homenagear sua esposa, dona Lourdes e Nossa Senhora de Lourdes,e daí surgiu o nome do novo bairro: Gruta de Lourdes.
   As famílias de classe média começaram a se interessar pelo local, e foram construindo suas casas, já obedecendo à arquitetura moderna, separada uma das outras por muros, com  jardins, garagem e quintal. Também doou terreno para a construção do primeiro grupo escolar. E o bairro foi crescendo.
   Nos tempos da Jovem Guarda, muitos rapazes do Centro, Farol e Pajuçara pegavam o ônibus e seguiam para a Gruta, para paquerar as menininhas do bairro. Ficavam horas conversando nas calçadas, e daí surgiam os namoros e até casamentos.
   A gruta ficou preservada por muitos anos, com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete. Com o passar do tempo, o local ficou abandonado e hoje exite uma desordem nas construções de algumas casas . A capelinha foi derrubada para dar lugar ao Hiper Center. Mas foi construída no outro lado, no loteamento Jardim do Horto, bem mais espaçosa e uma das mais preferidas pelos noivos da classe media para a cerimônia de casamento.
   Com a instalação do Hiper Center Bompreço, o bairro cresceu mais ainda e modernizou-se. Também construiu-se uma estrada com ligação para a Serraria, e varias ruas receberam pavimentação. O crescimento exigiu o surgimento de escolas privadas, evitando o deslocamento para o Farol, onde se localizam os mais tradicionais colégios da cidade. Assim surgiu o colégio Maria Montessori, hoje já com segundo grau. Depois o colégio de Saint Germain, e no Jardim do Horto, o Monteiro Lobato, todos abrigando alunos da classe media.

A oração carismática surgiu na capela da Gruta de Lourdes
  

Primeiro foi Frei Leão de Viçosa, depois Frei Fulgêncio, os introdutores da oração carismática da Igreja Católica, hoje tão seguida por milhares de fiéis em varias igrejas de Maceió. Mas o surgimento mesmo foi na capelinha de Nossa Senhora de Lourdes, na Gruta.
   Os saudosistas nunca esquecem desses dois frades capuchinhos que tanto propagaram a fé, e sempre conseguiram mais adeptos para o catolicismo, inovando com as orações carismáticas, mudando um pouco o ritual da Igreja, mas sempre com a mesma fé no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
   A capelinha desapareceu, deixando saudades para dezenas de moradores do bairro, que agora têm que se deslocar para mais distante e assistir à missa na nova igreja, conhecida como Igreja do Horto, por estar localizada no conjunto habitacional Jardim do Horto. É uma das mais organizadas comunidades católicas de Maceió.

Hiper Center garante o consumo da população 
  

Quem tem o privilégio de morar no bairro da Gruta de Lourdes dispõe de tudo a poucos metros de casa. Nem precisa usar o carro. Vai as compras a pé mesmo, e pode contratar um “carregador” para levar a feira até a porta. O Hiper Center, o maior hipermercado da cidade, está lá, com sua grande variedade de alimentos, bebidas, material de higiene e limpeza e outros itens de consumo. Mais: um mini-shopping com butiques para todo gosto e lojinhas de presentes, além de uma ampla lanchonete. O Bompreço presenteou os moradores do bairro com seu Hiper, e expandiu seu raio de ação atendendo a consumidores de outros bairros.
   Mas o comércio da Gruta não se restringe apenas ao Hiper Bompreço. Tem padaria, mercadinhos, farmácias ,lanchonetes, bares e restaurantes. Nenhum morador precisa se de deslocar para o Centro da cidade para se abastecer. Lá encontra de tudo,e sempre da melhor qualidade.

Família Breda foi a construtora do bairro
  

Tudo na Gruta de Lourdes lembra a família Breda, uma das mais tradicionais de Maceió, que decidiu investir naquele espaço, antes esquecido do prolongamento do Farol em demando ao Tabuleiro dos Martins. Clima agradável, muito verde, era o local ideal para se construir uma verdadeira mansão e dar inicio a um novo bairro. Assim, a própria família foi loteando e propagando a nova boa maneira de viver num bairro de futuro.
   A mansão dos Breda, onde o patriarca viveu por muitos anos com sua família, sempre foi uma das mais bonitas e luxuosas de Maceió. Foi inspirada naquele filme E o Vento Levou. Tem pilastras gigantescas, vidrais e muito espaço para o conforto de seus moradores, além de um imenso jardim e piscina.
   Com os filhos crescendo e casando, a mansão ficou grande demais. Resolveu-se alugá-la. E, daí surgiu a oportunidade para o professor Aurélio Lisboa a fundar o colégio Saint Germain, adotando um estilo francês de educação. O colégio cresce e projetou-se no setor educacional de Maceió. Mas a principal condição do proprietário, é a preservação da arquitetura da mansão. Quem hoje passa por sua frente, observa toda sua beleza.

Gruta: o privilégio de morar bem
  

Quem morou no bairro da Gruta de Lourdes, no início de sua povoação, achava tudo muito esquisito, e saiu para outro local, arrependeu-se e sempre sonhou em voltar. O bairro é hoje um dos mais valorizados de Maceió. Suas ruas urbanizadas e arborizadas, seu clima agradável e sua vizinhança cordial, proporcionam o valor de morar bem.
   Dona Ignês de Campos Moraes morou na Gruta de Lourdes nos anos 60, transferindo-se para o Farol. Mas sempre planejou um retorno, que aconteceu este ano. Voltou para a mesma rua: a Abelardo Pontes Lima, adquirindo uma casa espaçosa bem próxima ao Hiper Bompreço. Saiu de um apartamento, onde vivia sufocada, e hoje desfruta do prazer de morar com todo prazer e segurança.
   As ruas da Gruta de Lourdes são quase todas pavimentadas. Por estar situado no prolongamento do Planalto da Jacutinga (Farol), tem um clima saudável, distante do calor sufocante dos bairros centrais. Transporte não é problema para seus moradores, além dos ônibus que fazem a linha Gruta-Centro, tem aqueles que vão até a orla marítima, ao Shopping Iguatemi e outros bairros, sempre passando nos horários determinados.

Publicado em O JORNAL, Maceió, domingo, 01 de dezembro de 1996.


GRUTA DE LOURDES
 
Da mata e uma gruta, nasceu este bairro,
o nome se fez, através de uma homenagem
do maior proprietário deste local – O velho Breda -,
a sua esposa e a Nossa Senhora de Lourdes.
                 
Clima agradável e o comercio variado,
vai agregando valores ao seu interior.
São colegios, supermercados
e a famosa mansão dos Bredas.
                             
A gruta foi abandonada.
A capelinha derrubada.
A igreja do Jardim do Horto, foi erguida.
                                       
Nobre bairro onde tudo é resolvido a pé.
Berço da oração carismática em Maceió
(ao comando dos freis: Leão Viçosa e Fulgêncio).
                 

-Ari Lins Pedrosa -

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top