Jatiúca

Informações

Área: 2,90 Km²

População fonte IBGE: 38.027 hab. Censo 2010

Quantidade de logradouros: 134

Região Administrativa: 1

Crédito fotos: José Ademir / Gazetaweb.com

Mapa do bairro para download: Clique aqui

História

Pesquisa e Texto:  Jornalista Jair Barbosa Pimentel   

De sítio a um dos bairros mais valorizados 

Tudo começou com um sítio de coqueiros que ainda hoje é preservado pelos herdeiros do historiador e folclorista Théo Brandão, à beira-mar. Foi expandindo, e hoje é um dos metros quadrados mais valorizados de Maceió. Cada espaço é disputado pelas construtoras para edificar modernos prédios de apartamentos e hotéis. Dois deles o Jatiúca e o Meliá, embelezam ainda mais o bairro, que já é conhecido em todo país. O Sítio Jatiúca, com casarão e circundando por coqueiros, se constitui no lado antigo do bairro. Fica na Avenida Álvaro Otacílio, que começa na curva do Alagoinha e vai até o Posto 7, próximo à lagoa da Anta, onde encontra-se o cinco estrelas: Hotel Jatiúca. O Sítio é preservado, e ainda matem placa indicada. 
   
    Mas o bairro cresceu bem mais distante da orla. Com a construção dos conjuntos Castelo Branco, Pratagy e Santa Cecília. Naquela época, seus moradores achavam tudo muito distante, já que o ponto de referencia da cidade era mesmo o Centro. Foi crescendo com a abertura de novas ruas, até o inicio do Loteamento Stella Maris, hoje uma das áreas mais valorizadas para construção de mansões e edifícios de apartamentos. 
   
Ao final da década de 80, a Jatiúca já era um bairro nobre. Construiu-se o Shopping Center Iguatemi ** na divisa com Mangabeiras. Daí em diante, o caminho foi um só: para frente. Novas ruas foram abertas surgindo ainda vários estabelecimentos comerciais. 
   
    A ascensão foi tão rápida que hoje já se chama de “Baixa Jatiúca”, a parte mais antiga, que fica mas proximidades dos conjuntos habitacionais e de “Jatiúca burguesa”, a que fica mais perto da orla marítima.

Comunidade católica é uma das mais organizadas

A Igreja do Divino Espírito Santo, na Jatiúca, é uma das mais organizadas de Maceió. Construída com o apoio da comunidade possui uma arquitetura bonita com seus vitrais e painéis. As missas de final de semana são freqüentadas até mesmo por católicos de outros bairros.
   Palco de casamentos, batizados  e de outras cerimônias religiosas, a Igreja Divino Espírito Santo está ampliando suas instalações para abrigar recepções. A procura para realização de casamentos vem aumentando nos últimos anos, exigindo que o espaço cresça mais. 
   Nas festas religiosas, os católicos do bairro se desdobram no trabalho de organização, ajudando o pároco na preparação das novenas e da procissão. Organizam-se irmandades com senhoras dedicadas à evangelização, e toda arrecadação que se consegue dos dízimos é direcionada a pessoas carentes do bairro e às melhorias que estão sendo realizadas no templo. Católicos de maior poder aquisitivo ajudam nesse trabalho.

Comércio torna bairro um centro de consumo

   Quem mora em Jatiúca não precisa se deslocar para o Centro da cidade. Lá encontra-se de tudo. São mercadinhos, farmácias, padarias, açougues, sacolões (hortifrutigranjeiros) e o próprio Shopping Center Iguatemi. Nas principais avenidas, vários estabelecimentos comerciais estão à disposição dos consumidores.
   
Lazer é o que não falta. O bairro passou a ser o verdadeiro ponto de encontro da juventude com barzinhos da moda localizados no loteamento Stella Maris, a maioria com músicas ao vivo além de boate D’Arcos. 
   Existem ainda mini-shoppings com suas lojas dos mais variados ramos. O setor de serviço também optou pelo bairro, mediante a instalação de consultórios, escritórios, salões de beleza, oficinas mecânicas e outros serviços indispensáveis ao consumidor. 
   As Avenidas Jatiúca e Amélia Rosa são tomadas por estabelecimentos comerciais. E transporte não é problema para seus moradores. Existem várias linhas de ônibus servindo o bairro, em desmanda ao Centro e a outros locais da cidade.

Parte antiga ainda preserva velho hábito

   Quem mora na parte mais antiga da Jatiúca, nas ruas por traz da Jatiúca, ainda conserva o velho hábito de ficar nas calçadas, conversando com os visinhos e reclamando da dura vida dos trabalhadores, principalmente quando se é servidor público do Estado. É a parte pobre desse bairro que tornou-se nobre, a partir da construção de verdadeiras mansões e de edifícios luxuosos.
   A rua São Francisco ainda mantém algumas casas simples e becos. Já recebeu a pavimentação, mas lembra as ruas do Vergel, Jacintinho, e de outros bairros da periferia. Carroças e vendedores ambulantes transitam tranqüilamente por todas extensão dessa rua que o mesmo trajeto da avenida Jatiúca, em demanda à beira-mar. 
   No conjunto Castelo Branco, um dos primeiros construídos pela Cohab, ainda na década de 60, as ruas foram pavimentadas e praticamente todas as casas mudaram de fachada. Mas os prédios de dois andares continuam conservando a mesma arquitetura.

Hotel Jatiúca abre espaço ao turismo

O nome Jatiúca já é conhecido em todo Brasil e no exterior. Quem chega a Maceió e se hospeda no Hotel Jatiúca, construído em meio à lagoa da Anta, nunca esquece sua beleza, e faz a propaganda para o amigo e o visinho. Em qualquer cidade do Sul do país sempre existe alguém que fala no nome do bairro e de seu famoso hotel, que agora já dispõe de cinco estrelas:A construção do Hotel Jatiúca deu inicio ao rápido desenvolvimento do turismo em Maceió. Foi sendo ampliado, já dispondo de centro de convenções, quadras de tênis e outros itens de conforto e segurança que garantiram a classificação como cinco estrelas. 
   Espaço de lazer que não faltam aos hóspedes que fazem opção pelo Jatiúca. O próprio local onde ele foi construído já diz tudo: com coqueiros, a areia fofa na praia, a lagoa da Anta dentro do próprio espaço, restaurantes, bares-executivos, um heliporto e varias quadras esportivas.Somente o Jatiúca Resorts oferece o merecido descanso e diversão na medida certa. Com animada equipe de recreação e excelente estrutura de lazer o hóspede tem diversão garantida. Além da localização super privilegiada, ao lado das principais atrações de Maceió.

O hóspede do Jatiúca que mencionar esta promoção na recepção terá direito a um drink em nosso bar executivo."
Para preços e disponibilidade consulte a nossa Central de Reservas:
Fone: 55(82)2122.2000 Fax: 55(82)2122.2020

E-mail: reservas@hoteljatiuca.com.br

Texto do site do hotel, mais informações click aqui 

Publicado em O JORNAL, Maceió, domingo,  22 de setembro de 1996. Este texto é original como  publicado na época 


 

O nome Jatiuca vem do tupi Y-ATI-UCÁ, que significa carrapato, pode ter sido dado em função do aracnídeo ou fruto da carrapateira, planta que, antigamente, era comum da região, daí a denominação.  
 

** Adendo: Shopping Center Iguatemi, atual Shopping Maceió, com a homologação a lei do abairramento em Janeiro de 2000, fica localizado no bairro de Mangabeiras    

 

 

 Fevereiro 2007

Novo Hipermercado em JATIUCA - Stella Maris. 


A Rede de Supermercado GBarbosa (GB) continua crescendo e escolheu Maceió para crescer muito mais. A partir de primeira semana de fevereiro de 2007, os maceioenses tem mais uma loja GB para fazer suas compras, o Hiper GBarbosa Stella Maris. Esta será a terceira loja do Grupo na capital alagoana em menos de seis meses de atuação no mercado local.

O Novo Hiper GBarbosa tem uma área de vendas de 5.048 m2, uma equipe formada por mais de 400 colaboradores diretos e está promovendo mais de 1500 empregos indiretos. Está localizado em uma área de fácil acesso, em frente ao Maikai, amplo estacionamento e muitas novidades para os clientes, entre elas novas seções como a farmácia GBarbosa, cortes especiais de carnes, frios e adega. Conta ainda com 10 lojinhas para compras e mantém a política do menor preço da cidade garantido.

Preço baixo e atendimento

O GBarbosa tem como principais focos na sua política, trabalhar sempre com os menores preços do mercado e um excelente atendimento, mantendo e reforçando o atendimento personalizado para seus clientes. Além desses grandes focos, destaca-se também pela oferta de produtos com a máxima qualidade, reafirmando o compromisso de uma melhoria contínua de produtos e serviços.

Serviço

Hiper GBarbosa Stella Maris: http://www.gbarbosa.com.br
Rua Eng. Paulo Brandão Nogueira,  loteamento Stella Maris 
Horário: Segunda à Sábado – 7h às 0h - Domingo 7h às 10


JATIÚCA
                                

O sítio de coqueiros
do folclorista Théo Brandão,
poderia ser um fato corriqueiro,
mas não é, hoje pulsa emoção.
                                     
É um bairro nobre,
que guarda na areia fofa da praia,
os sonhos de ricos e pobres.
Bairro que é uma eterna atalaia.
                                          
O verde do mar,
deixa o turista com vontade de voltar.
As ruas são atraentes.

O bairro é conhecido até no exterior,
por suas belezas naturais,
e grande opção de lazer.
                             
- Ari Lins Pedrosa-

 

Galeria de Fotos

Bairros de Maceíó © 2002-2017

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top